A Sondagem Sísmica da Baixa frequência (SSBf), ou sísmica passiva, é uma metodologia sismológica baseada no registro de vibrações sísmicas ambientais e na decomposição espectral do ruído sísmico de fundo, registrado por sismógrafos na superfície terrestre. O objetivo da aplicação desse método pela TERRAFÍSICA é localizar recursos no subterrâneo.
Os ruídos sísmicos de fundo, podem incluir informações úteis, contidas em suas características como: espectro de frequência, propriedades estatísticas ou de comportamento não linear. (Dangel et al., 2003). Além disso, pode conter uma assinatura espectral característica do meio pelo qual passou.
A metodologia SSBf é utilizada na prospecção de hidrocarbonetos em bacias sedimentares continentais. Depois do ruído sísmico de fundo atravessar um reservatório de hidrocarbonetos (petróleo e/ou gás) em um ambiente poroso, esse ruído apresenta um aumento de energia na forma de picos de baixa frequência. Quando o ruído sísmico não atravessa um reservatório de hidrocarbonetos, esse espectro não apresenta o pico de baixa frequência.
VANTAGENS DA SSBf SOBRE OS MÉTODOS SÍSMICOS TRADICIONAIS: